" Ide por Todo Mundo e Pregai o Evangelho a Toda Criatura "

Marcos 16.15
Carregando...

Projeto dorcas Mãos + agulhas e linhas = missões
Dorcas é uma personagem bíblica do Novo Testamento que vivia em Jope. Era famosa por, apesar de sua pobreza, ajudar os necessitados. Dorcas tinha uma preocupação e dedicação muito forte com os pobres daquela cidade, ao ponto de costurar túnicas e vestidos para as viúvas. (Atos dos Apóstolos 9.39). Dorcas não era uma mulher particularmente interessante. A única coisa que sabia fazer bem era costurar, e quem era que era que consideraria isso uma coisa notável? Muitas mulheres poderiam fazer isso. Dorcas era uma mulher de um só talento (Mt 25.14-29) e o mesmo era considerado insignificante. O casamento e a maternidade tinham a deixado de lado. Contudo, há uma coisa em que Dorcas ultrapassara todas as mulheres da Bíblia: ela é a única chamada discípula! Ser uma seguidora de Jesus fazia toda a diferença. Ela abriu o seu coração a Jesus antes de segui-lo. Ele tornou-se seu Salvador antes de ser seu Senhor. A discípula usou a palavra para servir aos outros. A discípula Dorcas fez o que brotava naturalmente dela. Costurou especialmente para as viúvas pobres. Aplicou toda sua capacidade nesse trabalho.


Sua cidade Jope (agora Jafa) é um ponto que fica no mar mediterrâneo, durante os maus tempos sobre o mar muitos pescadores naufragavam e afogavam-se, deixando uma grande quantidade de viúvas. Naquele tempo não havia nenhum tipo de seguro social e aquelas viúvas ficavam sem nenhuma fonte de renda, mas o Eterno havia estabelecido ao Seu povo que cuidasse das viúvas e dos órfãos (Ex 22.22-24; Dt 10.17,18), assim as viúvas não passariam por privações básicas e o povo desfrutaria de alegria.
É muito comum dizermos coisas boas a respeito dos mortos. Todavia nesse caso, era perfeitamente evidente o quanto todos sofriam a perda daquela vida. Pedro, então,fez o que tinha visto fazer o Senhor Jesus numa situação semelhante (Mc 5.40-42). Pediu a todos que se retirassem do quarto, orou e trousse de novo à vida o corpo de Dorcas através do poder de Deus. Assim as pessoas reconheceram que Deus havia realizado um milagre, e glorificaram-o. Dorcas começou um movimento que se espalhou para além das fronteiras de sua cidade e do seu país. Através de uma agulha e uma linha tornou-se uma evangelista. É isso o máximo que qualquer discípulo pode desejar: ser como seu Mestre, isso é, servir. Graças ao exemplo de Dorcas foi desenvolvido em nossa igreja um projeto que influenciou mulheres a seguir o belo exemplo de Dorcas, confeccionando enxovais.






ibfarol

Missões Nacionais

Missões Mundiais

Radical

Missões no Orkut

Adoção Missionária

Intercessão

UBE

UBE
União de Blogueiros Evangélicos

Seguidores

Estatísticas